Consumo de Dados: Saiba Como Economizar

Você sabia que, com algumas mudanças de configurações, é possível controlar o uso de internet dos seus aplicativos? Confira algumas dicas valiosas para chegar ao fim do mês sem exceder a franquia contratada.

Consumo da Internet - Como economizar - Banner Principal

Internet Wi-Fi

Para economizar seus dados, use a conexão Wi-Fi sempre que possível. Se o estabelecimento comercial em que estiver, sua universidade ou seu ambiente de trabalho oferecerem redes Wi-Fi gratuitas, aproveite para se conectar.

Atualização de Aplicativos

Precisa baixar um app ou fazer alguma atualização diretamente da loja de aplicativos? Dê preferência para os momentos em que estiver conectado à rede Wi-Fi. Além disso, desative as atualizações automáticas, para evitar surpresas no consumo.

Sincronizar E-mail

Sempre que o aplicativo de e-mail verifica se há novas mensagens, a franquia de internet é consumida. Reduzir a frequência de sincronização da sua caixa de entrada é fácil. Basta alterar diretamente no seu aplicativo:

O download de anexos também pode prejudicar o uso. A dica é: opte por realiza-lo sempre que estiver conectado ao Wi-Fi.

Aplicativos de Localização

Para nos indicar os melhores caminhos em tempo real, aplicativos de localização utilizam grande quantidade de franquia de dados no seu funcionamento. Fazer o download dos mapas com antecedência usando a rede Wi-Fi é uma boa estratégia para evitar que sejam carregados usando dados móveis.

Clique aqui para saber como fazer.

Usa o Waze? Não esqueça de desativar a navegação após o uso, assim, você evita o gasto desnecessário de dados.

Redes Sociais

O feed de notícias das redes sociais está repleto de vídeos, imagens e GIFs. Seu carregamento consome uma quantidade considerável da franquia de internet. Por isso, desative a atualização automática quando o aplicativo não está em uso.

Você sabia que o recebimento automático de imagens no Whatsapp também consome sua internet? Desativar essa funcionalidade é fácil e pode evitar surpresas com a franquia

Serviços de Streaming

Que tal aproveitar a rede Wi-fi para fazer o download das músicas e vídeos dos aplicativos de streaming para consumi-los sem problemas mais tarde? Muitos serviços de transmissão oferecem essa possibilidade:

  • (Saiba bomo escutar músicas offline - Spotify)
  •  

    Assistir vídeos em uma resolução reduzida também ajuda na economia. Lembre-se de escolher a qualidade de transmissão ideal para não ter gastos desnecessários durante o uso da rede móvel.

    Navegador de Internet

    Navegadores leves, como o Google Chrome ou o Opera Mini comprimem os dados recebidos e enviados para a web, consumindo menos megabytes da sua franquia. Ou seja, se costuma navegar por páginas da internet com frequência, aposte na instalação desses aplicativos.

    Conexão de Internet em Viagens

    Usar os dados móveis fora do território nacional gera gastos extras na sua franquia. Que tal escolher um pacote exclusivo para cobertura internacional?

    Cobertura internacional

    Aplicativo Meu Nextel

    Monitorar o consumo da franquia de dados é a melhor forma de controlar os gastos durante o mês. Com o aplicativo Meu Nextel você pode acompanhar o quanto já utilizou da franquia, além de ter acesso a muitas outras funções.

    Pacotes de Dados

    Aplique essas dicas no seu dia a dia e consuma sua franquia de dados de forma consciente. Se sua internet acabar antes do fim do mês, vale a pena reavaliar se o plano contratado é o mais adequado ao seu uso mensal. A Nextel possui planos específicos de acordo com sua necessidade, veja mais detalhes em:

    PLANOS NEXTEL

    Configurações do seu aparelho e outras dúvidas: clique aqui